segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Técnica do copinho

                O uso de mamadeiras e chuchas não é aconselhável para os bebês que se alimentam no seio materno, uma vez que confundem o bebê, pois a forma de sugar no seio é completamente diferente da forma como se suga os bicos artificiais, com isso pode ocorrer grande risco de desmame, ou seja, do bebê recusar o seio materno. No seio o bebê utiliza diversos músculos da face para sugar, assim como a musculatura da língua, entre outras estruturas, o que gera um crescimento craniofacial adequado. Na mamadeira ou chuquinha, o bebê faz pouquíssima força, não sendo a forma ideal de amamentação caso a mãe e o bebê tenha perfeitas condições para amamentação no seio materno. No caso da mãe precisar se ausentar para trabalho ou estudo, podemos oferecer este alimento precioso através de utensílios que manterão o aleitamento materno.

A mãe deve fazer a ordenha manual como foi ensinado na postagem anterior, e o leite deve ser ofertado por uma pessoa próxima à criança na falta da mãe. Nesse momento pode-se utilizar a técnica do copinho. O mesmo deve ser pequeno (copinho de café, copinho de aperitivos), enfim, qualquer copinho que não tenha nenhuma saliência no rebordo e que possam ser lavados e fervidos.
Antes de ofertar o leite ao bebê é preciso que se aprenda a forma correta, segue algumas dicas.

             1. A posição deve ser confortável para a criança e para quem for oferecer o leite no copinho, na posição sentada ou semi-sentada com a cabeça elevada.
                 2. A criança deve estar calma, pois agitada será impossível fazer o procedimento. Procurar um local calmo e confortável.
3. É importante conter os braços da criança para evitar acidentes com o copo, porém sem fazer força, deixando a criança nervosa ou com desconforto.
4. Posicionar a criança verticalmente ou quase verticalmente é extremamente importante, uma vez que muito deitada poderá ingerir uma quantidade grande de leite, não irá conseguir sugar, além de correr o risco de penetrar leite na tuba auditiva, podendo gerar otite.
5. O copo deve ser colocado gentilmente no lábio inferior.
6. Inclinar o copo levemente para que a criança sinta o leite no lábio inferior.
7. Nunca despejar o leite dentro da boca do bebê.
8. A criança deve “lamber” ou “sugar” o leite para depois deglutir (engolir).
9. Interagir com a criança durante a alimentação e ter paciência vai ser um diferencial para que tudo ocorra da melhor forma possível.
10. Oferecer o leite no copinho até que a criança mostre sinais de estar saciada (ex.: mostra-se com sono ou não sugar mais o leite do copinho).




Nenhum comentário:

Postar um comentário