Deve-se fazer a ordenha manual em mães que produzem muito leite, retirando o leite entre as mamadas, pois não retirando pode gerar um acúmulo de leite (mastite). A mastite é desconfortável para mãe, doloroso, a mãe tem sensação que tem nós na extensão do seio, podendo ter febre e calafrios, é uma infecção, que por sua vez deve ser tratada com antibióticos, sempre procurando um médico para se ter as orientações.
Utiliza-se também a ordenha manual quando tem que oferecer o leite materno ao bebê quando a mãe está ausente, e outra pessoa irá ofertar o leite para o bebê.
A ordenha deve ser feita de forma correta para não correr o risco de contaminar o leite, ou que a ordenha seja desconfortável e dolorosa para mãe.
Seguindo os seguintes passos a ordenha será eficiente confortável.
- Procurar um local calmo e tranqüilo, o relaxamento vai estimular a produção de leite.
- Fazer compressas de água morna por 5 minutos em média antes de iniciar o procedimento de retirada do leite.
- Prender os cabelos e cobri-los com uma touca ou lenço.
- Lavar e esterilizar as mãos e antebraços.
- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca.
- Primeiramente deve-se massagear os quadrantes do seio.
- Posteriormente estimular levemente os mamilos, rodando-os entre os dedos de forma bem suave.
- Coloque o polegar sobre a mama, onde termina a aréola e os outros dedos por debaixo também, na borda da aréola e comprima até obter o leite, sendo que os primeiros jorros de cada mama deve ser desprezados.
- Logo após coloque o potinho esterilizado abaixo do mamilo, e não embaixo da aréola, para não escorrer o leite até o pote, e sim ir caindo direto no pote.
- Vá alternando as mamas.
- Tampe o potinho e coloque a data com uma etiqueta. Existe no mercado potinhos próprios para armazenar o leite, porém pode-se utilizar outros potinhos desde que sejam esterilizados de forma correta.
- Levar diretamente para o congelador onde o leite terá durabilidade de 3 meses.
- Para ofertar o leite a criança deve-se descongelar lentamente, deixando-o na geladeira fora do congelador; agite o recipiente com leite em água quente, mas não deve ferver, por exemplo, debaixo da torneira, com água quente e corrente; não recomenda-se o uso do microondas; depois de descongelado use-o dentro de 24 horas; e não volte a congelar o leite que já descongelou.
Deve-se tomar cuidado com o uso das chuquinhas e mamadeiras, para o bebê não largar o peito. O mais indicado em caso de bebês que mamam no peito e em alguns momentos precisar ser alimentado com o leite coletado do seio da mãe, deve-se ofertar o bebê com o uso do copinho, para não desmamar cedo o bebê, porém essa oferta deve ser aprendida, para fazer de forma correta (veja sobre a técnica do copinho na postagem seguinte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário